

Narrativas entre objetos e obras

CADERNO DO CURSO VIGORELI​
​
Datação: 28/08/1979.
Técnica: Manuscrito.
​
Caderno que Maria Oneide usou no Curso de Máquina Vigoreli, realizado em Fortaleza após a compra de sua segunda máquina de costura.

ÓCULOS DE GRAU​
​
Datação: s/d.
​
Óculos de Grau usado por Maria Oneide, possui a seguinte inscrição: "Pierre Mannel".
​
​

AGULHA DE MADEIRA​
​
Datação: Circa 1945.
Técnica: Madeira.
​
Maria Oneide Começou seus primeiros trabalho a partir de agulhas elaboradas por ela, através de varinhas de madeiras. Na infância ficava vendo sua mãe que era artesã elaborar as peças de crochê e tricô e a partir daí resolveu elaborar suas primeiras peças. Como não tinha agulha foi na mata e elaborou agulhas de madeira, pegou alguns pedaços de linha de sua mãe e assim iniciou sua primeiras peças de crochê e tricô.
​
​

LIVRO PEQUENO MISSIONÁRIO ​
​
Datação: 1946.
Técnica: Impresso.
​
Este Livro pertenceu a sua mãe Joana Alves de Lima que era uma pessoa muito religiosa, posteriormente faz a doação do livro para Maria Oneide.
Joana Alves de Lima nasceu em Santana do Cariri-CE teve que ir embora para Belém com seus pais e irmão ainda jovem em decorrência da secas que assolavam o Ceará.
​
​
​

PRIMEIRO BORDADO FEITO NA MÁQUINA​
​
Datação: 1956.
Técnica: Bordado.
​
Na Década de 1950 Maria Oneide com o sonho de aprender costurar, vai até a RABAY, para comprar sua primeira máquina de costura e logo em seguida aprende a costurar e bordar passando a integrar o grupo de bordadeiras oficial da RABAY.
RABAY era uma loja de referência em bordados criada por Deusdedith Chaves em São Luís do Curu-CE na qual vendia bordados para outras cidades a partir da produção de bordadeiras do município que se credenciavam e passavam a ser costureiras ligada a Loja.
​
​

BOLSA DAS PEÇAS DA MÁQUINA​
​
Datação: 1938.
Técnica: Manuscrito.
​
Esta bolsa era usada para colocar as peças da segunda máquina de costura de Maria Oneide.
Em 1973 Maria Oneide sai da Fazenda Estreiro e se estabelece na sede do Município, pois seu esposo havia sido eleito prefeito de São Luís do Curu. Em 1975 passam a morar em sua casa definitiva na Av. Pedro Cipriano. No mesmo ano compra uma máquina elétrica que passa a ser sua segunda máquina de costura, nesta época o município já contava com energia elétrica. A máquina veio com uma série de peças para Oneide aprimorar o bordado que já desenvolvia na antiga máquina de pedal.
​
​

TESOURA​
​
Datação: s/d.
Suporte: Metal.
​
Por volta de 1975 Maria Oneide compra sua segunda máquina de costura e assim passa a comprar outros instrumentos que ajudaria no aprimoramento do seu trabalho de corte e costura que nesta época seria sua vertente.
​
​

2 PERFUMES FRANCÊS​
​
Datação: 1938.
Técnica: Manuscrito.
​
Na imagem observamos dois frascos de perfume francês que Maria Oneide recebeu de presente de seu cunhado Luís Nunes. Seu cunhado era marinheiro e sempre em suas viagens trazia presentes para os familiares.
O primeiro perfume "Vivre Parfum Molynuix (Paris)" e o segundo "Le Balenciaga Dix (Paris)".
​
​

BOLSA DE MÃO - ELABORADA EM CROCHÊ COM FIO DE SACO​
​
Datação: 1966.
Técnica: Crochê com fio de saco.
​
Esta bolsa foi elaborada por Maria Oneide, foram feitas duas bolsas uma para sua cunhada Ana Maria Nunes e outra para uso próprio.
Podemos destacar a visão de Maria Oneide na reutilização dos materiais no processo de elaboração de peças artesanais, algo bastante importante na atualidade.
​
​

ÚLTIMA MARCAÇÃO EM PONTO CRUZ​
​
Datação:25/10/2009.
Técnica: Marcação em ponto cruz.
​
Na Década de 1950 Maria Oneide já desenvolvia uma série de atividades artesanais na qual podemos destacar: bordado, costura, tricô, crochê, marcação em ponto cruz elaborava cerâmica utilitária para seu uso (só não realizava a queima da cerâmica por não ter habilidade, neste processo chamava Dona Maria, conhecida popularmente de "Maria Marreca" que era moradora da Fazenda Estreito).
​
​

ÚLTIMO TRICÔ​
​
Datação: Anos 2000.
Técnica: Tricô.
​
Ao se instalar na sede de São Luís do Curu Maria Oneide passou a aprimorar ainda mais seus ofícios a medida que ia para a Capital e buscava novas possibilidades. Um desses exemplos era o tricô que Maria Oneide havia começado com as agulhas de madeiras assim como o crochê, e agora passava a ser desenvolvido com agulhas maiores e assim ganha novas formas e possibilidades.
​
​

PEGADOR DE PANELA​
​
Datação: 1993.
Técnica: Costura e Pintura.
​
Pegador de panela elaborado por Maria Oneide.
Maria Oneide se destacava por sua habilidade e as possibilidades que desenvolvia em cada peça, cada pedaço de tecido poderia virar um elemento do uso pessoal ou da casa, se destacava as capas de objetos, as calças plásticas, os diferentes porta objetos, as roupas para seus netos que poderiam ser elaboradas com pernas de calça.
Com a instalação em São Luís do Curu passa a incorporar a pintura em seu trabalho.
​
​

COLCHA PINTADA​
​
Datação: 1938.
Técnica: Manuscrito.
​
Colcha pintada elaborada por Maria Oneide.
Em seu trabalho se destacavam as colchas pintadas, bordas e em crochê. As vezes o desenho ou um forma poderia ser aplicado como pintura em uma colcha e em outra como bordado.
Podemos destacar que Maria Oneide passou a ensinar uma série de pessoas as técnicas que aprendia possibilitando a formação técnica de outras pessoas.
​

AMOSTRA DE PALHAÇO ​
​
Datação: Circa 1990.
Técnica: Costura e Pintura.
Esta pequena amostra faz parte de um estudo que a artesã elaborou sobre a produção dos palhaços, compreende esse estudo as amostras e os desenhos com especificações dos tamanhos.
Era comum a elaboração de palhaços para o quarto de crianças para colocar objetos usados pelo bebê.
​
​

BOLSA​
​
Datação: Circa 1970.
Técnica: Costura.
​
Com o estabelecimento de Maria Oneide em São Luís do Curu e suas idas a Capital, a artesã e costureira observa nas vitrines peças que quando chegava em casa reproduzia apenas pela memória do modelo.
Podemos destacar neste período, a compra de revista de moda da época pela artesã, na qual começava a produzir modelos inspirados nestas revistas.
Vale salientar que com a costura Maria Oneide também ajudava nos custos da casa e dos estudos dos seus filhos em Fortaleza.
​
​

ESTUDOS BONECA DE PANO​
​
Datação: Circa 1980.
Técnica: Manuscrito.
​
Além dos palhaços Maria Oneide elaborava as bonecas de pano que eram todas feitas em sua máquina de costura e depois recebiam pintura a mão.
​
​

ESTUDOS PANO DE PRATO E TOALHINHA
Datação: Circa 1970.
Técnica: Desenho sobre papel.
​
Para o desenvolvimento dos trabalhos pintados e bordados Maria Oneide elaborava estudos e quando necessário tentava reproduzir os trabalhos já desenvolvidos no papel como forma de "preservar" aqueles elementos para futuros trabalhos.
​
​

ESTUDOS DE FLORAIS PARA COLCHAS​ 1
​
Datação: Circa 1970.
Técnica: Desenho sobre papel.
​
Além dos palhaços e das bonecas Maria Oneide elaborava as colchas pintadas e bordadas que se destacavam em seu trabalho, assim como as redes que a artesã fazia.
​
​
​

ESTUDOS DE FLORAIS PARA COLCHAS​ 2
​
Datação: Circa 1970.
Técnica: Desenho sobre papel.
​
Além dos palhaços e das bonecas Maria Oneide elaborava as colchas pintadas e bordadas que se destacavam em seu trabalho, assim como as redes que a artesã fazia.
​
​

OSSO DE DESATAR NÓ
Datação: Circa 1950.
Suporte: Osso.
​
Osso usado para desatar nó.
Podemos destacar que o artesão se utiliza de materiais dos mais variados que ajudam no aprimoramento de suas técnicas de trabalho.
​

OSSO DA SORTE​
​
Datação: Circa 1950.
Suporte: Osso de Galinha.
​
Osso usado para trazer sorte.
Na Coleção Maria Oneide de Oliveira Chaves - MOOC podemos destacar uma série de elementos que nos leva a entender um pouco sobre a religiosidade, o sincretismos e as crenças do sertanejo, a partir de patuás, objetos religiosos e elementos que traziam a "sorte".
Devemos destacar que a artesã tinha origens nordestina, pois seu pai era de Catolé do Rocha na Paraíba e sua mãe de Santana do Cariri no Ceará e ela por sua vez nasce em Capanema-PA. Ao Chegar no Ceará, passa agregar uma série de elementos simbólicos destas diferentes origens e da vivência no Estado.
​
​

CONJUNTO DE XÍCARA - BODAS DE OURO​
​
Datação: s/d.
Técnica: Porcelana.
​
Este conjunto de Xícara pertenceu a comemoração das bodas de ouro de sua mãe Joana Alves de Lima, e que posteriormente foi doado por ela para Maria Oneide na comemoração dos 50 anos de casamento de Maria Oneide e Manoel Nunes.
​
​

CARTA - 1° Parte.
​
Datação: 1983.
Remetente: Joana Alves de Lima.
Destinatária: Maria Oneide de Oliveira Chaves
​
Primeira parte da carta enviada por Joana Alves de Lima para sua filha Maria Oneide falando sobre sua viagem para o Rio de Janeiro, o inicio das vendas de "Chopin", morte da "Velha Venância" (tia de Maria Oneide) e solicitação do Batistério em Santana do Cariri na segunda parte da carta.
Pela distância com a Família Maria Oneide sempre se comunicava com os irmão e os pais por cartas.
​

CARTA
​Datação: 1996.
Remetente: Manoel Alves de Oliveira.
Destinatária: Maria Oneide de Oliveira Chaves.
​
Na carta Manoel envia fotos para irmã como recordação da família, fala como estão todos no Pará e pergunta como está a Política em São Luís do Curu.
Pela distância com a Família Maria Oneide sempre se comunicava com os irmão e os pais por cartas.
​
​

CARTA​
​
Datação: 1987.
Remetente: Nídia Carvalho.
Destinatária: Maria Oneide de Oliveira Chaves.
​
Na carta Nídia esposa do seu filho Roberto Hugo fala sobre como estão os familiares do Rio de Janeiro. Finaliza a carta perguntando pelas costuras, se Maria Oneide ainda estava costurando muito.
​
​

RECEITA
​Datação: s/d.
​
​
Receita encontrada no verso de uma carta.
Uma das coisas que merece destaque é que Maria Oneide se destacava na culinária, na qual podemos destacar os bolos Luís Felipe, Bom bocado, Pé de Moleque e Beijo de Moça dentre outros.
Infelizmente muitas receitas se perderam.
​
​