top of page

Projeto de Registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu.

Com os acervos Maria Oneide de Oliveira Chaves - MOOC e Maria Augusta da Silva Moreira – MASM há a percepção que para além de só coletar era necessário criar um projeto de registro da imaterialidade por trás dos objetos nascendo assim em 2013 o projeto de registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu que foi sendo desenvolvido inicialmente na comunidade de Salgado dos Moreiras. Este projeto deu origem a Exposição Salgado dos Moreiras contendo relatos dos primeiros moradores da comunidade.

 

Com o projeto de registro do patrimônio Cultural da Comunidade percebe-se que muita das histórias e do patrimônio da comunidade estava sendo esquecido a medida que iam morrendo os mais antigos, pois não existia registro dessas histórias. Assim, o Projeto de do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu tem como desdobramento a constituição de um acervo material formado por materiais elaborados pelos moradores ou até mesmo por um acervo digital que se encontra sob salvaguarda do Museu Casa de Quinca Moreira.

Em 2021 o Museu foi contemplado com a Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado com a Fase 1 do projeto de Registro do Patrimônio Cultural da Ribeira do Curu, na qual desenvolveu as ações de registro nos municípios de São Gonçalo do Amarante-CE e São Luís Do Curu-CE, tendo um total de 40 comunidades visitadas e 214 entrevistas realizadas, associadas a 303 bens registrados.

© 2021 by Museu Casa de Quinca Moreira. Proudly created with Wix.com

bottom of page